sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

InfoMoney :: Mercado repercute IPCA e juros futuros fecham em queda na BM&F

InfoMoney :: Mercado repercute IPCA e juros futuros fecham em queda na BM&F

SÃO PAULO - As taxas dos principais contratos de juros futuros fecharam em forte queda nesta sexta-feira (6). Os agentes de mercado repercutiram o resultado do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que fechou o ano de 2011 em 6,50%, no teto da meta do Governo.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, nesta sexta-feira, o IPCA de 2011, que atingiu a maior variação desde 2004, quando marcou 7,60%. Entre os grupos e serviços pesquisados, o que mais subiu foi o de transporte, que passou de 2,41% para 6,05%. As exceções foram alimentação e bebidas (de 10,39% para 7,18%) e artigos de residência (de 3,53% para 0,00%).

Ao considerar o resultado do mês, o indicador apresentou variação de 0,50% em dezembro, pouco abaixo dos 0,52% de novembro. Embora os produtos alimentícios e os artigos de vestuário tenham mostrado aceleração na taxa de crescimento de preços, os demais grupos de produtos e serviços apresentaram redução em relação ao mês anterior ou níveis relativamente próximos.

Ainda na agenda do dia, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), divulgado pelo IBGE, apresentou variação de 6,08% no fechamento de 2011. Em relação ao encerramento do mês de dezembro, a variação foi de 0,51%, abaixo do resultado de 0,57% de novembro e do apontado em dezembro de 2010.

IPCA deve recuar mais
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, após a divulgação do IPCA disse que “em 2012, a inflação ao consumidor seguirá recuando e se deslocando na direção da trajetória de metas, dinâmica esta consistente com a estratégia de política monetária adotada pelo Banco Central”.

Por sua vez, o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, ressalta que contra a expectativa da maioria do mercado, inclusive a da corretora, o resultado veio em 0,50% no mês, e fez o indicador de 2011 fechar exatamente em cima da meta oficial de 6,50%. "Este resultado sem dúvida alguma trouxe alívio a equipe do BC, seria muito ruim começar o mandato já estourando a meta, e, para além disso, o mercado iria jogar mais pressão sobre a instituição (nos últimos dias as expectativas sobre o corte de juros recuaram fortemente)", diz.

Contrato de janeiro de 2013 fechou com taxa de 10,07%
O contrato de juros de maior liquidez nesta sexta-feira, com vencimento em janeiro de 2013, registrou uma taxa de 10,07%, 0,08 ponto percentual abaixo do fechamento de quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário