Em pleno tratamento contra o câncer, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu espaço em sua agenda para dar hoje o impulso inicial à campanha do ex-ministro Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. Em seu primeiro evento público desde que foi diagnosticado com a doença, Lula prestigiou a posse do novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no Palácio do Planalto, onde Haddad foi o primeiro a discursar.
O ex-presidente chegou ao salão do segundo andar do Planalto às 15h15 vestido todo de preto (à exceção da gravata vermelha) e usando um chapéu. Ele era acompanhado pela presidenta Dilma Rousseff, com quem trocava confidências ao pé do ouvido.
A entourage que escoltava o ex-presidente incluiu Mercadante, seu antecessor, Fernando Haddad, o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, e o novo ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, que também foi empossado hoje.
Leia também: Lula rouba cena e vira homenageado em posse na Esplanada
Projeto: Educação dá vitrine a Mercadante, mas esbarra em plano eleitoral para 2014
No início do evento, Lula sentou-se entre Dilma e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O ex-presidente foi recebido aos gritos de “Olê, Olê, Olá, Lula, Lula” pelos presentes. Durante o discurso de Haddad, já sem o chapéu preto, Lula deixava escorrer o suor pela cabeça lisa, só às vezes enxugada com um lenço azul.
Praticamente todo o primeiro escalão do governo Dilma compareceu à cerimônia, incluindo cerca 30 ministros. Também estiveram no evento os governadores Agnelo Queiroz (DF), Rosalba Ciarlini (RN), Marconi Perillo (GO) e Teotônio Vilela (AL), sendo estes três últimos da oposição.
Colaborou Adriano Ceolin, iG Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário