Ministro Aldo Rebelo discute com Senadores assuntos relacionados a Lei Geral da Copa
Inicialmente, Joseph Blatter enviaria Jérôme Valcke para substituí-lo. Sem encontro, Lei não poderá ser votada, diz senador.
Da Redação redacao@novohamburgo.org(Siga no Twitter)
O presidente da Federação Internacional de Futebol – Fifa, Joseph Blatter (foto), aceitou o convite para participar de uma audiência pública conjunta das comissões do Senado que analisam o projeto da Lei Geral da Copa.
Leia Mais
“Não aceitamos o porteiro da Fifa”, diz senador sobre envio de secretário-geral para audiência pública
É o que afirmou o senador Roberto Requião (PMDB-PR) nesta terça-feira, dia 10. Blatter enviou sua resposta por carta, e a informação foi passada aos senadores por Requião durante audiência do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
Não há data prevista para a audiência, mas Blatter pediu que a reunião fosse marcada de acordo com sua agenda. Requião pediu à secretaria da comissão que “agilizasse” a marcação da audiência. Segundo o senador, enquanto o encontro não ocorrer, a Lei Geral da Copa não poderá ser votada nas comissões – a menos que as comissões desistam do encontro.
Na semana passada, a Fifa havia informado que Blatter não se encontraria com os senadores e que o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, o substituiria. A sugestão foi rejeitada pelos senadores, que reforçaram o convite a Blatter.
Informações de portal G1
FOTO: reprodução / Veja
A CE (Comissão de Educação, Cultura e Esporte) enviará ainda nesta semana correspondência ao presidente da Fifa (Federação Internacional de Futebol), Joseph Blatter, pedindo que ele marque a data da audiência pública sobre o projeto da Lei Geral da Copa de 2014. A urgência do pedido deve-se ao fato de que a votação da matéria depende da realização da audiência.
“Enquanto não houver audiência com o presidente da Fifa, o projeto está sobrestado” disse o presidente da CE, senador Roberto Requião (PMDB-PR), ao final de outra audiência, com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, realizada nesta terça-feira pela comissão.
Requião anunciou, no início da reunião, que Blatter havia aceitado o convite para uma audiência pública no Senado, depois que as três comissões por onde tramita o projeto – a CE e CAE (Comissões de Assuntos Econômicos) e de CCJ (Constituição, Justiça e Cidadania) – recusaram a vinda do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. A recusa ocorreu depois de Valcke dizer que os organizadores da Copa de 2014 mereciam levar um “chute no traseiro”.
Em sua exposição aos senadores, Rebelo procurou demonstrar uma postura conciliatória em relação à Fifa.
“A Fifa já pediu desculpas. Creio que não devemos alimentar esse episódio” afirmou, durante a audiência realizada a partir de requerimento dos senadores Ana Amélia (PP-RS), relatora do projeto na CE, e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).
Aprovado pela Câmara no último dia 28, o projeto da Lei Geral da Copa será examinado simultaneamente pela CE, CCJ e CAE. A matéria disciplina os direitos comerciais da Fifa na realização da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014 e estabelece privilégios temporários para a entidade e seus associados durante os eventos esportivos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário