terça-feira, 1 de maio de 2012

Obama faz viagem surpresa ao Afeganistão para assinar acordo

Visita do presidente dos EUA ocorre no aniversário da morte de Bin Laden. Acordo de parceria estratégica prevê futuras relações dos EUA com o país.

Charles Dharapak/AP
Obama faz viagem surpresa ao Afeganistão para assinar acordo

 O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou ao Afeganistão em uma visita não anunciada nesta terça-feira (1º) para assinar um acordo estabelecendo as futuras relações dos EUA com o país.

A viagem a Cabul, a princípio mantida em segredo por medida de segurança, ocorre no primeiro aniversário da morte do fundador da al-Qaeda, Osama bin Laden. Ele foi morto em 1º de maio de 2011 em Abbottabad, no vizinho Paquistão.

Obama deve fazer um discurso televisionado para os Estados Unidos ainda nesta terça-feira.

O acordo de parceria estratégica entre EUA e Afeganistão estabelecerá condições para que os Estados Unidos se mantenham presentes no país mesmo após 2014, que é o prazo estabelecido para a retirada da maior parte das tropas de combate da Otan.

Fontes oficiais informaram que os Estados Unidos vão designar o Afeganistão como país aliado fora da Otan, a primeira decisão do tipo desde que Obama chegou ao governo. As mesmas fontes afirmaram à Reuters que o presidente não vai tomar decisões específicas sobre a retirada de forças americanas do Afeganistão até pelo menos setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário